Animais abandonados esperam por um novo lar

Leia mais sobre Meio Ambiente


08/01/2013 15:00

Nas férias aumenta o número de animais abandonados
Nas férias aumenta o número de animais abandonados - Foto: Carol Santos

Com a chegada do período de férias, há um aumento no número de animais abandonados nas ruas de Novo Hamburgo. Por isso, a Prefeitura de Novo Hamburgo, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), por meio do Canil Municipal, busca ampliar suas campanhas de adoção de cães e gatos. O espaço tem como principal objetivo o controle populacional, através da castração.

Atualmente, o Canil tem espaço para acomodar 250 animais, e está trabalhando com a sua demanda no limite. “Todos os anos é assim. Na época de férias as pessoas que vão viajar acabam abandonando o seu animal de estimação e o canil acaba ficando lotado”, afirma a veterinária responsável pelo local, Karen Silveira de Souza.

O Canil Municipal seleciona quais os animais serão recolhidos, dando prioridade aos que estão sofrendo algum tipo de maus tratos ou que estão machucados. O espaço nunca recolhe animais levados diretamente ao local. Em caso de maus tratos ou de animal ferido, deve ser feita uma denúncia para que seja averiguada a situação e a necessidade de recolher o animal. Além do serviço de adoção, o Canil Municipal aceita doações de ração, material para cirurgia de castração, jornais e material de limpeza, para que assim, possam ser mantidos todos os cuidados.

Adoções

Todos os animais que estão abrigados podem ser adotados. Para isto, basta ser maior de 18 anos, levar documento de identidade e um comprovante de residência. O canil entrega todos os animais adultos castrados. Caso o animal adotado seja um filhote, é autorizado a quem adotar, levar o filhote para casa e assim que ele tiver idade suficiente para o procedimento, o canil proporciona a castração gratuitamente. Para quem possui animais de estimação, mas não possui renda para a castração, o Canil tem um projeto de castração social. Para fazer parte do projeto basta se cadastrar e pagar uma pequena taxa que varia dependendo do tipo e porte do animal.

O Canil Municipal de Novo Hamburgo fica na Rua Antônio Roberto Kroeff, 275, no bairro Santo Afonso. O horário de visitação é de segunda a quinta-feira das 12h às 17h e sextas-feiras das 9h às 12h. Para mais informações, ligar para (51) 3586-1880.
Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Enviar Correção
  • Inicial
  • Voltar